7 passos para sair da pobreza

7 passos para sair da pobreza

A pobreza é uma condição que afeta milhões de pessoas no mundo, limitando suas oportunidades, direitos e potenciais. Muitos fatores podem contribuir para a pobreza, como desigualdade social, falta de educação, violência, corrupção, discriminação, entre outros. No entanto, existem alguns passos que podem ajudar a superar essa situação e alcançar uma vida mais digna e próspera. Neste artigo, vamos apresentar 7 passos para sair da pobreza, baseados em princípios bíblicos e em boas práticas financeiras.

1. Mudança de mentalidade

O primeiro passo para sair da pobreza é mudar a forma de pensar sobre si mesmo, sobre o dinheiro e sobre o futuro. Muitas vezes, as pessoas que vivem na pobreza têm uma mentalidade de escassez, de vitimização e de conformismo, que as impede de ver as possibilidades e de buscar soluções. É preciso romper com esses padrões negativos e adotar uma mentalidade de abundância. A Bíblia nos ensina que “tudo posso naquele que me fortalece” (Filipenses 4:13) e que “Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação” (2 Timóteo 1:7). Portanto, devemos confiar em Deus e em sua provisão, e usar os talentos e recursos que Ele nos deu para glorificá-lo e servir ao próximo.

2. Simplicidade

O segundo passo para sair da pobreza é viver de forma simples e frugal, evitando gastos desnecessários e desperdícios. Muitas vezes, as pessoas que vivem na pobreza se deixam levar pelo consumismo e pela comparação com os outros, e acabam gastando mais do que ganham, se endividando e comprometendo sua renda. A Bíblia nos ensina que “o que ama o dinheiro jamais dele se farta; e quem ama a abundância nunca se farta da renda; também isto é vaidade” (Eclesiastes 5:10) e que “tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes” (1 Timóteo 6:8). Portanto, devemos buscar o contentamento e a gratidão, e não o acúmulo e a cobiça.

3. Necessidade de ter metas alcançáveis

O terceiro passo para sair da pobreza é estabelecer metas claras, específicas, mensuráveis, alcançáveis e relevantes, que orientem as ações e os esforços para melhorar a situação financeira. Muitas vezes, as pessoas que vivem na pobreza não têm um plano ou uma visão de futuro, e vivem apenas no presente, sem se preparar para os desafios e as oportunidades que podem surgir. É preciso definir o que se quer alcançar, em quanto tempo, com quais recursos, e como se vai medir o progresso e o sucesso. A Bíblia nos ensina que “sem visão, o povo perece” (Provérbios 29:18) e que “o que atenta para o ensino acha o bem, e o que confia no Senhor, esse é feliz” (Provérbios 16:20). Portanto, devemos ter uma visão de fé e de esperança, e seguir os princípios e os conselhos de Deus para nossa vida.

4. Extinguir a ostentação da mente

O quarto passo para sair da pobreza é eliminar o desejo de ostentar, de se exibir, de se comparar e de se vangloriar diante dos outros, que pode levar a gastos excessivos e a uma falsa sensação de felicidade. É preciso reconhecer o próprio valor, independente do que se tem ou do que se faz, e buscar a satisfação em Deus e em si mesmo, e não na opinião ou na aprovação dos outros. A Bíblia nos ensina que “não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Romanos 12:2). Portanto, devemos ser livres e autênticos, e nos conformar com a vontade de Deus, e não com a do mundo.

5. Criação de reserva de emergência

O quinto passo para sair da pobreza é criar uma reserva de emergência, que é um montante de dinheiro guardado para cobrir imprevistos, como doenças, acidentes, desemprego, etc. É preciso ter uma disciplina e um hábito de economizar uma parte da renda, por menor que seja, e de investir esse dinheiro em algum lugar seguro e rentável, que possa ser acessado facilmente em caso de necessidade. A Bíblia nos ensina que “o prudente vê o mal e se esconde, mas os simples passam adiante e sofrem a pena” (Provérbios 22:3) e que “o que ajunta no verão é filho sábio, mas o que dorme na sega é filho que envergonha” (Provérbios 10:5). Portanto, devemos ser previdentes e sábios, e nos preparar para os dias maus, e não ser negligentes e insensatos, e sofrer as consequências.

6. Estudo sobre finanças

O sexto passo para sair da pobreza é estudar sobre finanças. Muitas vezes, as pessoas que vivem na pobreza não têm uma educação financeira, e não sabem como organizar seu orçamento, como controlar seus gastos, como aumentar sua renda, como escolher os melhores investimentos, etc. É preciso buscar informações, cursos, livros, podcasts, vídeos, etc., que ensinem sobre finanças, e aplicar esses ensinamentos na prática, de forma consciente e responsável. A Bíblia nos ensina que “o sábio ouvirá e crescerá em conhecimento, e o entendido adquirirá sábios conselhos” (Provérbios 1:5) e que “o que anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos tolos será destruído” (Provérbios 13:20). Portanto, devemos ser humildes e aprendizes, e buscar o conhecimento e a orientação dos que sabem mais do que nós, e não ser orgulhosos e ignorantes, e seguir o caminho dos que não têm juízo.

7. Doações

O sétimo e último passo para sair da pobreza é fazer doações. Muitas vezes, as pessoas que vivem na pobreza pensam que não têm nada para doar, ou que é preciso ter dinheiro para tal ação.

Mas a verdade é que podemos doar um pouco do nosso tempo, nosso conhecimento e até mesmo a nossa fé.

É preciso entender a importância da doação pois quem quer tudo para si, pode até ter muitos bens mas é a pessoa mais pobre do mundo.

A pobreza é uma condição que afeta milhões de pessoas no mundo. Mas podemos nos esforçar para não fazer parte desta estatística.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima