O amor de Deus e o amor do homem: uma relação de graça e fé

O amor de Deus e o amor do homem: uma relação de graça e fé

O amor é um dos temas mais importantes da Bíblia, pois revela o caráter de Deus e o propósito da sua criação. Deus é amor (1 João 4:8) e demonstrou o seu amor por nós ao enviar o seu Filho Jesus Cristo para morrer na cruz pelos nossos pecados (João 3:16). Esse amor é incondicional, imutável e eterno, e não depende do nosso merecimento ou desempenho.

É possível o homem corresponder ao amor de Deus?

Mas como podemos responder ao amor de Deus? Como podemos amá-lo de volta e expressar o nosso amor pelos nossos semelhantes? A Bíblia nos ensina que o amor a Deus e ao próximo são os dois maiores mandamentos da lei (Mateus 22:37-40) e que o amor é o vínculo da perfeição (Colossenses 3:14). Mas o que significa amar a Deus e ao próximo na prática?

Amar a Deus significa reconhecer a sua soberania, a sua bondade e a sua graça em nossas vidas.  obedecer aos seus mandamentos, que são para o nosso bem e para a sua glória. Significa confiar nele em todas as circunstâncias, louvá-lo em todas as situações e adorá-lo em espírito e em verdade. Significa também amar o que ele ama e odiar o que ele odeia, ou seja, o pecado, que nos separa dele e nos destrói.

Amar ao próximo significa ver nele a imagem e semelhança de Deus, que o criou e o amou. Respeitá-lo, ajudá-lo, serví-lo e perdoá-lo, como Deus fez conosco. Significa também compartilhar com ele as boas-novas do evangelho, que é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê (Romanos 1:16). É também orar por ele, interceder por ele e abençoá-lo, como Deus nos abençoa.

Como ter o amor?

O amor a Deus e ao próximo não são sentimentos que brotam naturalmente em nosso coração, mas frutos do Espírito Santo que habita em nós (Gálatas 5:22-23). Não podemos amar a Deus e ao próximo por nossas próprias forças, mas pela graça de Deus que nos capacita. Não podemos amar a Deus e ao próximo por nossos próprios méritos, mas pela fé em Jesus Cristo que nos justifica.

É bom lembrar que amar é uma questão de escolha, Deus escolheu nos amar e da mesma forma devemos escolher amá-lo.

Qual a importância do amor?

¹ Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.
² E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
³ E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.

1 Coríntios 13:1-3

O amor de Deus e o amor do homem são, portanto, uma relação de graça e fé, que nos transforma e nos faz semelhantes a ele. Quanto mais conhecemos a Deus e o seu amor, mais o amamos e mais amamos o nosso próximo. Quanto mais amamos a Deus e o nosso próximo, mais glorificamos a Deus e mais cumprimos o seu propósito para as nossas vidas.


Espero que você tenha gostado do meu texto. Se você quiser saber mais sobre o amor de Deus e o amor do homem, você pode consultar alguns dos textos bíblicos que eu usei como referência, como 1 João 4, João 3, Mateus 22, Colossenses 3, Romanos 1 e Gálatas 5. Se você gostou ou tem algo a acrescentar deixe seu comentário e compartilhe com alguém este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima