Vida e Paz interior

Como valorizar a sua vida e a sua paz interior

A vida é cheia de desafios, obstáculos e dificuldades. Muitas vezes, nos sentimos sobrecarregados, cansados e desanimados. Mas isso não significa que devemos desistir ou nos conformar com uma vida medíocre. Pelo contrário, devemos aproveitar cada oportunidade para crescer, aprender e evoluir.

Uma das formas de fazer isso é valorizar a nossa vida e a nossa paz interior. Isso significa reconhecer o nosso valor, as nossas conquistas e as nossas qualidades. Significa também respeitar os nossos limites, as nossas necessidades e os nossos sonhos. E significa, acima de tudo, não se deixar abalar pelas opiniões, críticas ou julgamentos dos outros.

Quem carrega o próprio balde, dá valor a cada gota d’água.

Essa frase nos ensina que devemos ser gratos pelo que temos e pelo que somos. Não importa se o nosso balde é grande ou pequeno, se está cheio ou vazio. O que importa é que ele é nosso, e que nós somos responsáveis por enchê-lo com o que nos faz bem. Cada gota d’água representa uma bênção, uma oportunidade, uma lição ou uma alegria em nossa vida. Se soubermos apreciar cada uma delas, teremos um balde sempre transbordando de felicidade.

Está escrito em Deuteronômio 11:26-28

²⁶ Eis que hoje eu ponho diante de vós a bênção e a maldição;
²⁷ A bênção, quando cumprirdes os mandamentos do Senhor vosso Deus, que hoje vos mando;
²⁸ Porém a maldição, se não cumprirdes os mandamentos do Senhor vosso Deus, e vos desviardes do caminho que hoje vos ordeno, para seguirdes outros deuses que não conhecestes.

Deus dá a cada indivíduo as mesmas 24 horas a cada dia e as mesmas escolhas.

Alguém te conhece verdadeiramente?

Você é a única pessoa que sabe toda a verdade sobre a sua vida, então, tudo que os outros falam ou pensam ao seu respeito, é problema delas, não seu. Essa frase nos lembra que devemos ser autênticos, honestos e fiéis a nós mesmos. Ninguém sabe o que se passa no nosso coração, na nossa mente ou na nossa alma. Ninguém conhece a nossa história, os nossos sentimentos ou os nossos pensamentos. Portanto, ninguém tem o direito de nos julgar, de nos condenar ou de nos diminuir. O que os outros falam ou pensam ao nosso respeito é reflexo da ignorância, da inveja ou da maldade deles. Não devemos nos preocupar com isso, nem nos deixar influenciar por isso. Devemos seguir o nosso caminho, com confiança, coragem e amor-próprio.

Onde buscar inspiração para alcançar a paz?

Por fim, devemos nos inspirar na palavra de Deus, que nos dá força, esperança e consolo. Em João capítulo 16 versículo 33, Jesus nos diz: “Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”. Essa frase nos mostra que não estamos sozinhos, que Deus está conosco e que Ele nos ama. Ele nos dá a paz que o mundo não pode nos dar, e nos garante a vitória sobre as adversidades. Ele nos convida a ter ânimo, a não desanimar, a não perder a fé. Ele nos promete que, se confiarmos nele, teremos a vida eterna.

Portanto, valorize a sua vida e a sua paz interior. Seja grato, seja autêntico, seja confiante. Deus está com você, e Ele quer o seu bem. Ele te fez à sua imagem e semelhança, e Ele te ama incondicionalmente. Você é especial, você é único, você é abençoado. Você é filho de Deus, e Ele é o seu Pai. Ele te dá tudo o que você precisa, e Ele te espera de braços abertos. Ele te diz: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei”. (Mateus 11:28)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima